Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, com especialização em Marketing e Propaganda. Mestre em comunicação, administração e educação.Consultora de marketing empresarial e pessoal.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Classe social que mais ocupa as universidades hoje

As classes populares estão ocupando as salas de aula das universidades brasileiras. Uma pesquisa do Data Popular mostra que entre 2002 e 2009, o número de estudantes de graduação passou de 3,6 para 5,8 milhões. O avanço de 57% de alunos nas universidades só não é mais surpreendente pelo fato de que a classe D representa 15% dos futuros profissionais que sairão das universidades.
 Dos alunos matriculados que formam o quadro nacional, 58% pertencem à classe C e somente 19% representam a classe mais rica do país. Os motivos para essa ascensão são muitos. Desde a oferta de crédito e projetos do governo como o ProUni, até instituições que se adaptam ou nascem com o objetivo de atender e ensinar os alunos menos favorecidos financeiramente.
Porém, o maior incentivo a investir em sua educação é o retorno financeiro. Para os alunos da base da pirâmide, esta é a chance para que se consiga um emprego e um salário melhor no futuro. Neste cenário, a facilidade ao crédito e a melhoria da distribuição de renda não é mais o passaporte para compras no varejo, mas sim para o universo do conhecimento.

Um comentário:

  1. Este é o produto do momento, e concordo com você Tereza em citar este crescimento gigantesco, senão, monstruoso. E logo digo, o brasil está em uma espécie de roleta russa, esclareço: Compramos vários aviões comerciais e esquecemos de um detalhe, pilotos, qualificar pessoas para pilotar.

    Em outras palavras, os melhores vão custar muito mais caro e muitos deles são autodidatas, gênios escondidos em um canto da sociedade por um único motivo: O nosso governo investiu na ignorância de nosso povo para manter as rédeas curtas, pagou um preço alto, está lento o crescimento.

    E acredito também que a qualidade do ensino é duvidosa por vezes, muitos diplomados não consegue entender muito bem a sutil diferença entre duas frases: Fome e dignidade. Dois universos que é a casa de muita gente genial neste Brasil, basta ajudá-lo sair de lá. O caminho está sendo percebido por muitos.

    ResponderExcluir