Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, com especialização em Marketing e Propaganda. Mestre em comunicação, administração e educação.Consultora de marketing empresarial e pessoal.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Marketing Olfativo


Marketing Olfativo é uma ferramenta que se utiliza da aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair, através do olfato, o interesse do consumidor. O objetivo é agregar valor aos ambientes, às marcas, aos materiais publicitários. O Marketing Olfativo tem se ampliado e amadurecido no Brasil. A criação de identidades para as marcas a partir dos cheiros tem sido tão bem sucedida que, em alguns casos, os consumidores chegam a querer levar os aromas dos pontos venda para suas casas.
Em datas comemorativas, a ferramenta pode atrair o consumidor e potencializar as vendas. Esta foi a estratégia utilizada na última Páscoa pelas redes de supermercados Nacional e Mercadorama, do Walmart, presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. As empresas aromatizaram as gôndolas com cheiro de chocolate, entre os dias 6 de março e 24 de abril. Na mensuração dos resultados, a companhia contabilizou um aumento de 30% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2010.
E quem acha que o Marketing Olfativo tem resultado somente no varejo está enganado. A Rosas de Ouro, campeã do carnaval paulista em 2010, deixou cheiro de chocolate na avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário